quarta-feira, 1 de abril de 2009

Jornalismo: glamour e engajamento

Esta semana tem sido especialmente dedicada à discussão sobre o Jornalismo. É que hoje o STF julga a necessidade ou não do diploma de curso superior específico para o exercício da profissão no Brasil. Não é pouca coisa para quem é jornalista, professor de jornalismo, coordenador de curso de jornalismo e diretor do sindicato dos jornalistas de SC.

Na segunda-feira, promovemos um debate com um representante do sindicato e da associação de imprensa (era a mesma pessoa, já que o presidente da associação estava trabalhando em Florianópolis), ex-alunos do curso (um apareceu) e estudantes de três turmas. Foi melhor do que eu esperava. Os alunos se interessaram e fizeram perguntas pertinentes. No final, falei que nenhum juiz ou tribunal pode decretar o fim do sonho de quem escolheu o jornalismo como forma de realização profissional e pessoal. Sim, eu acredito nisso!

Na terça, participei como convidado da entrega do troféu Rodolfo Sestrem (o falecido Galo, grande figura do radialismo esportivo e popular de Blumenau), promovido pelo jornal Voz da Razão (que competou 21 anos de circulação!). O troféu engloba categorias ligadas ao rádio e à tv, como apresentadores, repórteres e comentaristas. Vários alunos do IBES Sociesc concorriam aos troféus. Foi bom reencontrar colegas e conhecer outras pessoas ligadas à área. Há uma renovação de profissionais no rádio e na tv, com muitos jovens promissores egressos das escolas de jornalismo atuando na cidade que foi pioneira na comunicação no estado. Entre as falas, apareceu muito a de que a categoria deveria se encontrar mais vezes para reforçar sua união. Concordo plenamente.

Hoje participo de uma panfletagem no centro da cidade. Convidei os alunos. Espero que apareçam alguns. Enviei um artigo para um jornal da cidade sobre o assunto, com o título de Jornalismo se aprende na escola, mas não foi publicado. É assim mesmo. O trabalho de consolidação da atividade jornalística é daqueles de formiguinha (Formiga, aliás, é o sobrenome do meu colega de profissão e de sindicato em Blumenau). São muitas as pressões pela desregulamentação. Mas não podemos nos omitir. Se não formos nós jornalistas, professores e estudantes a defender a categoria e a profissão, quem irá fazê-lo?

Vamos à luta. O sonho de um jornalismo de qualidade não pode acabar.

2 comentários:

Béio Cardoso disse...

Se o artigo não sair no jornal, posta ele aqui mesmo, pelo menos seus parceiros podem reproduzir ele nos seus blogs ou mandar por email. Trabalho formiguinha tbm conta! hahahaha

Béio Cardoso disse...

Boa noite Professor!

Da um aolhada nessas argumentações que saiu da FOLHA DE SP:

http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2009-03-29_2009-04-04.html#2009_04-01_10_08_43-11540919-0

Escrito por Ana Estela de Sousa Pinto

Abraços