terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bicicletas

Estou gostando de ver essa mobilização do poder público a favor do uso de bicicletas em Blumenau. Pode não ser a solução definitiva para o trânsito, mas é uma alternativa importante aos carros que enchem as principais ruas da cidade em horários de pico. Além disso, faz jus a uma tradição européia que a cidade quer ter, mas que se apresenta de fachada na maior parte do tempo. Com as bicicletas tendo mais espaço para circular e com o aluguel das magrelas em terminais de ônibus, os usuários começam a ter mais alternativas com soluções práticas como as que são adotadas em países da Europa.

Eu sou um adepto das bicicletas e só não uso mais em Blumenau por falta de espaço, o que provoca riscos a quem usa esse meio de transporte. E basta uma circulada pelo centro da cidade ou no parque Ramiro Ruediger para que se vejam muitas famílias pedalando cidade afora.

Seja para o lazer ou para o transporte, a bicicleta é uma alternativa saudável para o trânsito das cidades médias e grandes. Quando todo o projeto das ciclovias estiver pronto, abarcando a maior parte da cidade e o sistema de aluguel de bicicletas implantado em todos os terminais de ônibus poderemos nos sentir mais europeus na prática.

5 comentários:

Fábio Ricardo disse...

Com as ciclovias isoladas, sem ligação contínua entre elas, não vejo um grande ganho para a segurança. E no clima de Blumenau é realmente difícil ir trabalhar de bicicleta. Como lazer sim, ela é uma ótima opção.

C!cero Nogueira disse...

Quando eu morava em Balneário Camboriú tive três bicicletas em três anos (me roubaram as três). Mas aqui não tenho coragem de pedalar, porque a segurança é ZERO. Não há espaços para bicicletas, principalmente pra quem mora no centro.

F. Arteche disse...

Roubaram uma bicicleta minha dentro de uma academia em Blumenau.

Consordo que os espaços para bikers ainda são insuficientes, mas é com iniciativas concretas que o cenário vai mudando, né?

C!cero Nogueira disse...

Ah, sim. Tomara que fique mais seguro pra gente pedalar, assim eu vou economizar uma grana boa do "vale transporte" (o pobre!) e sair do sedentarismo.
GALERA, não vamos comprar bicicletas usadas sem saber a procedência, pra evitar que Blumenau não vire um mercado marrom de bicicletas como é B. Camboriú...

C!cero Nogueira disse...

Aliás, pra evitar que vire um mercado marron (corrigindo).