quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lições de uma doença

Quatro meses depois do início do tratamento, algumas coisas começam a ficar mais claras na cabeça da gente. São coisas simples, daquelas que acabam esquecidas em meio às sofisticadas responsabilidades que arranjamos no decorrer da vida, principalmente na esfera profissional.

A primeira é a importância da alimentação. Minha dieta é balanceada e muito cheia de calorias para que eu me sustente e dê conta da anemia e da baixa imunidade trazidas pela quimioterapia. Qualquer desvio dessa dieta de iogurtes, multimistura, granola, ensure e comida saudável (legumes e frutas) acarreta uma perda de energia que se traduz por preguiça e cansaço. Assim, a alimentação é importantíssima para a saúde. Mesmo que todos saibamos disso (a tv mostra quase todo dia os poderes de um determinado alimento) acabamos almoçando lanches ou comidas engorduradas para satisfazer a fome muito mais do que as necessidades de nutrientes que realmente precisamos.

A segunda é a ingestão de água. Essa tem sido uma recomendação quase unânime entre os profissionais da saúde que consultei, da oncologista à nutricionista. Além de ajudar na eliminação de toxinas (e, no meu caso, das drogas da quimioterapia) a água auxilia o trabalho dos rins e, óbvio, hidrata o corpo – eu já fiquei desidratado e tive que tomar soro; logo, isso acontece, sim. Os profissionais recomendam a ingestão de dois litros d’água por dia. Eu não consigo tomar isso tudo, mas, enfim, é o que dizem os doutores.

A terceira é o uso do tempo. Sim, reclamamos muito da falta de tempo para fazer as coisas, tanto no trabalho quanto no lazer. As vezes estamos tão cansados do trabalho que acabamos usando o tempo livre apenas para descansar. Isso já é um bom uso, mas não se usarmos todo o tempo livre só para nos recuperarmos para mais trabalho. É pura falta de organização. Ou, então, é trabalho em excesso, além daquilo que estamos aptos a realizar. Quando o trabalho invade o âmbito da vida privada ou social é porque está em demasia. E isso fará mal à saúde, causando stresss ou coisa pior.

5 comentários:

Ideia em Movimento disse...

Olá Fernando, que bom saber que estás melhor:) Sim, é necessário fazer um balanço entre boa alimentação material e espiritual:) e aproveitar o tempo nosso de cada dia em atividades simples,legais e alegres. Tens razão, às vezes o trabalho leva todo nosso tempo. Boa dica pra pensar na vida, é isso aí:) Acho que vou querer um sorvete de creme com brownie, rsrs:) Abs

Karina disse...

Concordo com você Arteche. Vejo que tudo é uma questão de costume. Se você decide modificar sua alimentação, você o faz. Se decide modifcar seus hábitos, o faz da mesma forma. Mas diante disso tudo é preciso ter consciência do que vale a pena na vida, e de que a mudança só fará bem fisicamente e psicológicamente. Melhoras para você.

Saudade! Apesar de sentirmos a sua falta, estamos muito contentes com o quarto semestre!

Volte logo!

Fábio Ricardo disse...

Sobre a água... eu ahcei fácil mudar meus hábitos para beber mais água. Cheguei a criar uma meta para mim mesmo de consumir 4 litros de água por dia, ao invés dos dois recomendados. Não consigo chegar nos 4, é muita coisa!
Mas se bebo 2 litros de água, me sinto seco! Pra mim, já não é o suficiente, e eu passo o dia com sede, hehe.
Mirei lá em cima e consegui aumentar o tanto de água que bebo, fácil fácil. Acho que tô até virando meio sapo :P

Monique Becker disse...

É mesmo!! Precisamos refletir e avaliar a vida, como organizamos ou dezorganizamos nossas horas!...

ronaldo salles gomes disse...

Agua algo imprenscindivel em nossas vidas, eu não sei o quanto bebo de agua por dia mais sei que não chega a dois litros falta realmente de habito, mais vamoos seguir bebendo agua e aqui arteche vc sabe que tem a melhor agua do mundo