quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As tais leituras precoces

Costumo dizer que minha formação se deu mais pela literatura do que pela TV, se bem que não consigo avaliar direito o efeito de assistir a programas de televisão desde a infância. O fato é que na adolescência comecei a tomar gosto pela leitura e não parei mais. Algumas dessas leituras, no entanto, deveriam ter sido orientadas para a cabeça de um jovem cheio de curiosidade e sedento de experiências físicas e intelectuais. Sem querer simplificar romances e poesias, comento alguns textos desses que podem se tornar prejudiciais para a formação de um intelecto juvenil.

O primeiro que me vem à cabeça é o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Um jovem bonito é pintado por um amigo e deseja que o quadro envelheça enquanto ele, o modelo, permanece jovem e bonito para toda a eternidade. É uma idéia forte e atual, já que se perde muito tempo e dinheiro tentando retardar a ação do tempo, preocupados que estamos em ter uma aparência saudável e adequada aos padrões de beleza vigentes. Mas, se mal interpretado, pode estimular essa busca desenfreada por beleza e saúde acima de quaisquer outras atividades. Quando isso vira obsessão, começa a ser prejudicial na vida de uma pessoa.

Cuidado com esse livro!

4 comentários:

Daniel Zimmermann disse...

Bem pertinente a observação do livro. Esse exemplo está no Filme "A liga da justiça"

Cícero Nogueira disse...

Ah sim, as más interpretações podem conduzir leitores e até não leitores a caminhos bem tortuosos. Exemplo disso são os escândalos envolvendo os religiosos nos últimos dias. Os líderes da igreja em questão conduzem o povo a interpretações da Bíblia de forma que conseguem provar por A+B que eles devem deixar todo seu dinheiro para ajudar "a obra do Senhor". Sem falar nos extremistas do Oriente, que baseados no livro de Maomé ainda lincham mulheres em praças públicas.
Cuidado com os livros!

Anônimo disse...

Belíssimo livro. Tive a sorte de lê-lo ainda na adolescência e, desde lá, pensar um pouco sobre o que está além da nossa "casca".

Nane Pereira disse...

Ai os clássicos... Esse ainda não li... só cutuco ele de vez em quando na livraria. Terminei o da Clarice Lispector (amei) " Legião Estrangeira".E como logo chegam as férias do trabalho devo finalmente começar os Irmaos Karamazov.
Outro que terminei recentemente de ler e que irias rir muito é "Uma Paixão por Cultura" do Carlos E. P. Guedes... engraçadíssimo. Fica o tok!
Abraços prof. Upaa na família. E força!