sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mudando valores

Desde que comecei a pensar mais seriamente sobre a vida, lá na adolescência, adotei uma maneira de ver as coisas que consistia em considerar a existência como uma série de fases boas e más intercaladas. Não sei bem porquê. Talvez por leituras precoces mal orientadas (qualquer dia falo mais disso), talvez por temperamento, sei lá. O que importa é que, mesmo nas fases boas – e elas foram maioria -, eu estava preparado para que algo não tão bom acontecesse.
Na profissão de jornalista, traduzi essa postura para uma certa desconfiança sobre as coisas e sobre as fontes. Pois bem. Escrevo para renegar essa postura sobre a vida.

O pessimismo e o ceticismo não combinam com uma vida plena de possibilidades positivas. Temos hoje tantas oportunidades de experiências, de convivências e de práticas riquíssimas em termos de relacionamento humano que não há lugar para pessimismo. Devemos aproveitar todas essas oportunidades para fazer da vida algo rico e saudável acima de tudo. A postura correta diante da vida é a do otimismo, do carinho, da amizade, do amor e da entrega ao outro – no sentido de mostrar-se plenamente. Não se deve ter receio de viver.

Como defende o Michel, da sei-cho-no-ie, a atitude positiva atrai a vida positiva, bela, feliz e descontraída. Então, é assim que deve ser.

Felicidades para todos.

3 comentários:

EMERSON ANTUNES disse...

isso mesmo... é hora de começarmos a pensar em coisas boas....
estamos te esperando na facul... força..


Emerson

Ideia em Movimento disse...

Que bom presente de aniversário:) é isso aí:) Caminhos abertos e iluminados pra vc sempre:):) Abraços:)

Rogério Christofoletti disse...

Falou e disse, Arteche!
Felicidades plenas! Fluir o dia, fluir a vida. Embebedar-se dos dois... Saúde!