sexta-feira, 16 de abril de 2010

A moqueca possível (ao gosto do Sul)

Vai uma dica de prato para o fim de semana.

A moqueca de peixe é famosa no Espírito Santo. Estive lá e provei uma, mas sem azeite de dendê e sem leite de coco; quer dizer, não foi a moqueca capixaba típica. Outro dia inventei de fazer uma aqui em casa e adaptei o prato ao que tinha em casa e ao gosto de quem não está acostumado com os temperos do Nordeste.

Usei filés de cação, um peixe barato e bom para moqueca porque vem em “fatias” grossas e não tem nenhum espinho. Temperei o peixe com sal e um pouco de pimenta. Para acompanhar o peixe usei batata, cebola e tomate (sem casca), tudo cortado em fatias. Na moqueca original, vai pimentão, mas eu não tinha. Em vez de azeite de dendê (que não tinha e é meio forte), usei azeite de oliva.

Numa panela tipo caçarola, pus um pouco do azeite. Fiz a primeira camada de batatas, depois a cebola, o tomate e o peixe. Sobre o peixe, mais uma camada de cebola e outra de tomate. Mais um pouco de azeite de oliva por cima, um pouquinho de sal mais e aí é deixar ferver e subir o caldo, com a panela fechada.

O leite de coco estava vencido no armário; portanto, não usei. Depois de pronta a moqueca, desliguei o fogo, pus uma caixinha de creme de leite e mexi com cuidado para não desmanchar tudo. Ficou muito bom e rendeu umas cinco ou seis porções.

Na próxima vez, registro com fotos, ok?

5 comentários:

Cícero Nogueira disse...

vixi mainha, me bateu uma vontade arretada de comer um tróço desses.
rsrsrs

Drika Jornalismo turma 1 disse...

Por uma grande coincidência, quinta-feira a noite determinei o almoço de sexta: uma posta de cação anjo q achei no freezer.

Coloquei na geladeira para degelar. Sexta-feira perto do meio dia olhei os e-mails, orkut e visitei meus blogs preferidos. Aí vi sua receita e como não tinha me decidido de qual maneira ia preparar o cação q meu marido havia comprado, resolvi segui-la.

Também nao tinha azeite de dendê nem pimentão nem leite de côco em casa. E tb não tinha batatas, só arroz para acompanhar com uma saladinha. Fiquei meio com medo de colocar creme de leite e só tinha uma caixinha aberta na geladeira. Entao resolvi cheirar pelo furinho para ver se ainda estava bom e para sentir bem o cheiro apertei um pouco a caixinha e entrou creme de leite no meu nariz hahahaha, q situação bizarra, ri sozinha, mas tive certeza q não estava estragado!

Fiz as camadas: azeite de oliva, cebola, tomate, peixe, cebola, tomate, peixe e fechei a panela. Qd abri a panela tinha formado o caldo. Coloquei uma pitada de curry pra inventar e mexi sem cuidado e tudo se misturou! No fim acrescentei o creme de leite, experimentei e ficou uma beleza!!!! Ai se o Maneh, a Baby e a Dani tivessem visto a cena da caixinha eles iam dizer em coro: ÔÔÔ loraaaaaaaaa!!!!
valeu chef Arteche!!!

F. Arteche disse...

Hehehe. Imagino a cena do creme de leite saltando no nariz...

Daniela Mts disse...

hahahaha...só a Drica pra fazer essas coisas! heheh
O dendê e o leite de coco, em quantidades moderadas, dão um sabor muito bom à moqueca.

Ideia em Movimento disse...

Como sou marinheira de primeira viagem no fogao tô gostando de suas dicas culinárias:) Please vê se arranja alguma receita de frango bem simples, ok? Abraços:)