quinta-feira, 1 de abril de 2010

O albatroz azul

Este é o título do mais recente livro de João Ubaldo Ribeiro, escritor de fino humor e sensibilidade. A história situa-se na ilha de Itaparica e se desenvolve em torno de dois fatos: um menino que nasce de cu p'ra lua e um velho que se prepara para morrer.

O livro discute as sabedorias que se vão adquirindo com a vida. o fazendeiro convidado para ser padrinho do bebê sortudo afirma que nada no mundo ocorre sem que alguém leve vantagem. O vidente amigo do velho pressente uma vida a mais junto do rrecém-nascido. Já o velho Tertuliano ajusta contas com o passado familiar e, em conversa com uma mulher, regada com cerveja, descobre a quem pertence a vida extra descoberta pelo amigo sortílego.

Como todo bom livro, este faz pensar na vida e na morte amplamente, considerando a existência no geral, acúmulo de conhecimentos que se adquirem no decorrer da vida.

Hoje em dia, quando grande parte das nossas experiências de vida vêm da televisão e da publicidade, prontas e acabadas, um livro como esse é um oásis no deserto da falta de sentido existencial.

O albatroz azul? Bem, ele não existe até que apareça algum na sua frente, vaticina João Ubaldo.

3 comentários:

Cícero Nogueira disse...

Hei, cú não tem acento?(primeiro parágrafo).Bom, pra mim cú tinha acento. Será que vc esqueceu do assento no cú?
Ai que nível! heehehehehe
O J.U.R. é realmente de uma ironia fina. Curto muito ele.

F. Arteche disse...

Consultei o dicionário Michaelis e ele não traz acento no cu.Uma das definições é: orifício na extremidade inferior do intestino grosso, por onde são expelidos os excrementos; ânus, ano.

Cícero Nogueira disse...

huahuahua professor é pra isso mesmo, né? A gente expõe nossas dúvidas e ele traz a reposta. rsrsr
abraço.