quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fim do voluntariado?

Era para ser um comentário no Plantão Blumenau. Mas tenho que comentar aqui também a substituição do trabalho voluntário na distribuição dos donativos aos desabrigados da enchente em Blumenau por uma empresa especializada em logística.

A decisão foi tomada pela Secretaria Regional de Desenvolvimento depois das denúncias de desvios de donativos por voluntários e soldados do exército que auxiliavam na distribuição das doações na Vila Germânica.

Uma coisa é reprimir esse tipo de atitude vil: a apropriação indevida dos donativos. Outra é trocar todo o voluntariado, com todas as implicações humanitárias que tem, por um serviço especializado, que vai custar dinheiro aos cofres públicos.

Será que as pessoas já não servem mais para fazer trabalhos voluntários e isso deve ser transferido totalmente para a iniciativa privada paga pelo poder público? Se for assim, onde vamos investir os bons sentimentos e as boas ações que ainda campeiam nos corações e braços dos bons?

Dá a impressão de que só se pode acreditar no serviço especializado e pago para resolver todos os problemas do mundo. As pessoas - o humano no que tem de ruim e de bom - estão sendo descartadas. As más para trás das grades; as boas para trás dos balcões de negócios.

2 comentários:

Aninha disse...

É um absurdo mesmo! Não lutam mais por "valores"; agora é salve-se quem puder e dinheiro pra cá.

Anônimo disse...

É, Arteche. É mais fácil contratar (com dinheiro público, logo, nosso) do que fiscalizar a ação dos voluntários...