quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como andam as coisas...

Tenho encontrado algumas pessoas que se dizem surpresa com o que está acontecendo comigo - isso das impurezas do corpo que me fizeram priorizar o cuidado com a saúde. Podem ter certeza de que para mim também foi uma surpresa. De uma hora para outra, em poucos dias, saí do trabalho, da academia e de uma série de outras atividades intelectuais e práticas para uma condição de paciente (de câncer) - cinco quilos mais magro e com um corte no abdomem. Paciente em todos os sentidos, o de paciência e o de convalescente. Segue um apanhado geral de como me senti e me sinto para os leitores e amigos.

Quando se recebe um diagnóstico de impurezas no corpo como o meu a primeira coisa que vem à cabeça é a idéia de morte iminente. A primeira coisa que fiz foi escrever uma carta para meu filho e minha esposa. Com o início do tratamento e o apoio de muita gente, essa perspectiva foi mudando. As impurezas são tratáveis e comecei a me sentir melhor depois que os incômodos da cirurgia foram desaparecendo. Hoje, na minha cabeça, minha expectativa de vida é de muitos anos.

No mais, faço hoje a quinta de 18 aplicações de quimioterapia e a 16a de 30 de radioterapia. Os únicos efeitos colaterais são fadiga e alguma cólica. Tenho dado uma caminhada diária, de leve. Minhas resistências baixaram um pouco e estou levando uma dieta orientada para manter o corpo bem nutrido. O espírito também tem sido alvo de exercícios. Mentalizo sempre otimismo, esperança e cura. O grupo de reza ajuda muito, Já tivemos 53 encontros diários. O pessoal é incansável.

Estou lendo para o doutorado, mas ainda não iniciei a escrita de dois artigos que tenho em mente. Saio, passeio, cozinho e tento dar atenção à família sempre que possível. Penso que não sou tanto um problema, mas devo ser uma soluçào.

Estou bem e consigo falar sobre o que me ocorre sem problemas. Meus planos são voltar à academia em agosto para recuperar um pouco da musculatura. Passeios de bicicleta também estão nos planos - é só o tempo melhorar.

A vida é bela!

16 comentários:

Marina Melz disse...

Essa é a coisa mais leve e bonita que eu li nos últimos tempos. Mas, sim, está na sua cara que estás bem.

Rogério Christofoletti disse...

É muito bom te acompanhar por aqui. É bom perceber nos outros uma forma indestrutível, uma garra incansável, um apego ao que realmente interessa e importa na vida. O essencial. A vida nos ensina o essencial. A gente, às vezes, nem presta a atenção, né?
Sim, a vida é mesmo surpreendente. É bela, e é um presente.
Muitos presentes aí, meu caro!!!
Forte abraço. Tá certo. Não tão forte porque vc está com esse corte aí...

BLOG DA FURB disse...

É isso mesmo camarada; aqui nesse mundo do "fenômeno" ( e das leis em ação, (desconhecidas pelo senso coletivo) manifesta-se o que reconhecemos na mente, especialmente o que mais se pensa e faz - formando aquilo que chamamos de tendência/direção mental (carmas positivos/negativos).

Mas tô gostando de ler; essa sua disposição pela vida fará você transcender mais rápido a dificuldade e fazer dela uma vitória espiritual acachapante.
o que para nós já é motivo de júbilo pleno.
na boa mermão, você é o cara!
"Seicho-No-Ie, um modo feliz de viver!". acesse, se der na telha, www.sni.org.br -recomendo.
"Sou saudável, sou amoroso, amo todas as pessoas e sou amado", dica de recitação diária (no mínimo 100 vezes, em qualquer lugar).

Michel

Bruna de Souza disse...

Ô Arteche, é bom saber que estás bem. Estamos todos torcendo por ti e estamos com saudades.
Quando te vemos novamente?
Bruna

Emerson Antunes disse...

È isso. Força meu irmão... Aquele chavão da mente sã... aliada a fé, vai te colocar em breve, mais forte do que nunca...

Emerson

Anônimo disse...

Professor, todo mundo aqui na faculdade está torcendo pra que você se recupere o mais rápido possível.
Muita força, muita paz!
Um abraço.
Cícero.

Área Cultural disse...

Arteche é muito bom ler estas palavras, e saber que estás bem. Saiba que estamos esperando sua volta, e que dessa vez não vim aqui pra reclamar porque minha sala tá separada de outra ou coisas assim, vim apenas pra te desejar uma energia positiva e muita força. Aguardamos sua volta, melhoras e um grande abraço.

Luana

Matheus Gritten disse...

Arteche!...
Tá todo mundo torcendo por ti e te dando a maior força, professor..

Queremos te ver logo...
Abraço...

F. Arteche disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F. Arteche disse...

Tô com muita saudade de todos vocês. Suas palavras são carinhos. Tá valendo, galera.

Eduardo disse...

Arteche, é bom ver que você está se recuperando bem. O importante é nunca desistir de lutar. Estou orando por você.

Eduardo,
ex-aluno e ex-orientando do Ibes (pro caso de não lembrares de mim haha)

Daniela Mts disse...

É isso mesmo Arteche. O 'baque' inicial é sempre complicado, o lance é levantar a cabeça e continuar a vida. E principalmente acreditar na tua capacidade de recuperação e de tentar encontrar soluações, e não problemas.

Abs. E continuo aqui torcendo por ti!

Daniela Mts

Karina disse...

Que bom saber que você está bem e com esse pensamento positivo! É isso aí, a gente precisa lutar a cada dia para vencer os desafios. Estamos com uma enorme saudade e esperando vê-lo na faculdade.
Um grande beijo!

Diego! disse...

Cara, tu é o cara! Com essa força e com seu espirito, nada pode te parar! Como diria nosso sábio amigo Spock, Tenha uma vida longa e próspera _\\// ! Grande abraço Arteche! Vamos que vamos!

Jamile disse...

Você está sendo um exemplo de força e fé para todos nós Arteche... Com certeza para quem confia em Deus não existe problema grande ou pequeno, pois para Ele tudo é possível... Abraços

Monique Becker disse...

Arteche,

Que bom saber que suas expectativas são grandes, porque nós estamos loucos para te ver na sala de aula, rindo e passando seus ensinamentos e sua amizade.

A vida é bela, sim!!!
Faça coisas que alegram seus olhos e seu coração!!!
Saudades