quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lágrimas e sorrisos

Não dá para negar a realidade do que nos acontece. Tentar ignorar a parte ruim é perigoso porque podemos perder nossa noção de ser no mundo prático – uma das facetas de nossa vida. E perder a oportunidade de aprender com as dificuldades.
Os efeitos dos tratamentos simultâneos de radioterapia e quimioterapia apareceram mais nos últimos dez dias, a contar da semana passada. Tive uma forte dor de estômago acompanhada de enjôo, que me levou à emergência de um hospital para ser medicado com soro. A partir daí, perdi a dieta que seguia para manter o peso.
No fim da semana, um torcicolo e um relaxante muscular provocaram a troca do sono da noite para o dia. Passei a segunda-feira zumbiando pelo efeito da insônia.
O resultado foi a baixa de peso para menos de 60 quilos. Meu paladar está alterado e as refeições têm gosto de tratamento e pouco lembram os prazeres do gosto e do olfato tão valorizados na nossa cultura gastronômica, onde se come com o nariz, a boca e os olhos.
Mas a parte ruim é só uma faceta e tende a acabar a medida que a levamos em conta e a enfrentamos com o aprendizado que vem dela. Acabaram as sessões de radioterapia e meu estômago deve retornar aos poucos ao normal, ou quase isso. Poderei comer mais alimentos que estavam restringidos por causa do tratamento.
Há formas de combater os outros efeitos colaterais (poucos perto de todos os que podem ocorrer). Vou fazer avaliação no final do mês com exames e minha expectativa é muito otimista.
A parte boa voltará a imperar. E esta também tem sua importância, aliás, muito maior do que a outra, para que estabeleçamos os rumos de nossas vidas.
Um conselho do Caetano: respeito muito minhas lágrimas, mas muito mais os meus sorrisos.

16 comentários:

Marina Melz disse...

É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe.

Diego! disse...

É isso ai meu! Força sempre e vamos que vamos!

Monique Becker disse...

Arteche,
Uma definição...

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança —acreditar que algo é possível mesmo quando as coisas não vão bem.

Eu aprendi a ter esperança e desejo do fundo do coração que seus olhos e seu coração se encham dela.

Nossa vida é uma conquista, cada minuto, cada dia...

Estamos com você !!
Saudades

Leandro Beduschi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Beduschi disse...

Força aí Arteche ! Te esperamos lá na Faculdade cara :)

Muitas melhoras pra ti.

Kenzo disse...

Tamo junto, Arteche!

Fábio Ricardo disse...

Força na peruca, meu velho. Só não abusa na feijoada, que depois vai dar uma dor de estômago e ainda vai colocar a culpa no tratamento.

Brincadeiras a parte (pois elas sempre serão necessárias) forca, sucesso e saúde. As vibrações do lado de cá são boas.

Anônimo disse...

Tâmo junto.

Cícero Nogueira disse...

Hey professor, mas isso de comer com "o nariz, a boca e os olhos", é algo mais físico do que cultural, pois todos os sentidos se completam... mas, enfim, que ótimo ter notícias suas e saber destas perspectivas super boas!
Muita força, o pior já está passando!
Abração, se precisar de algo é só "dar um grito".

Bruna de Souza disse...

Ô Arteche, como todos que já escreveram, estou com saudades e desejando tudo de bom pra ti. Aparece lá no IBES - ou no IOT mesmo, rs - pruma visita :)

Tudo de bom.

Deise Furtado disse...

"Mas é claro que o sol vai voltar amanhã..."(Mais uma vez, Renato Russo)

Um forte abraço,
Deise

Daniela Mts disse...

Seguindo a onda musical da Deise..Dias melhores pra sempre virão.. ;)
Bem, o fato que é a tua meta mudou. Começo do ano era emagrecer, agora é engordar..heheh. Coisas da vida! O importante agora é tentar manter a musculatura.
....

Esses dias tava rindo sozinha lembrando das tuas aulas de Teoria da Comunicação. hehehehe

Abs e força aí, que logo essa fase passa.
Dani

Ideia em Movimento disse...

Então... Sempre torcendo por você, pela sua saúde e para que a harmonia celeste brilhe constante em você e sua família por sobre qualquer desânimo ou desesperança. Que energias de calma e determinação irradiem vocês. Aliás, a esperança, como a vida, é um exercício diário, por sobre qualquer rotina, mesmo que extenuante pelos tratamentos, pensar positivamente na vida faz muita diferença. Sim, concordo, a vida é um aprendizado e passa por sentir, medo, dor, felicidade e ESPERANÇA. Abraço amigo;)

Nane Pereira disse...

e por falar em sorrisos... saudades dos seus prof. daqueles que quando dava uma bola fora(ou dentro) na sala de aula...virava o rosto pro lado e ria. pra si. pra outros.

Abraço professor.
Um uppa pra família.

Karina disse...

Felicidade é acreditar nas mudanças e no futuro! Querer é poder e nada melhor que pegar as pedras do caminho e construir escadas para o sucesso!
Saudades Arteche! Estamos te esperando!

Beijos

Frãn Buzzi disse...

Tudo passa.
Estou torcendo por vocÊ!
Força!